4 dicas de como escolher uma bota ideal para a prática de esportes!

Utilizar o calçado apropriado faz toda a diferença durante as práticas esportivas. Isso porque esse equipamento é essencial para que o esportista consiga pisar com a sola do pé no chão de maneira adequada sem sofrer com machucados e calos, além de evitar escorregões, quedas e acidentes mais graves.

Nesse sentido, torna-se muito importante saber como escolher uma bota ideal para as atividades físicas outdoor. Afinal, qualquer característica insatisfatória ou que não se adapte aos seus pés pode comprometer toda a aventura. Contudo, diante de tantas variedades disponíveis no mercado, fica difícil decidir qual modelo levar para casa.

Está pensando em comprar um calçado, mas não sabe qual modelo é perfeito para você? Este artigo vai ajudar. Apresentamos algumas dicas de como escolher uma bota para a prática de atividades esportivas. Confira!

Como escolher uma bota ideal?

Existem vários tipos e modelos de calçados, especialmente feitos para a prática de esportes. Conheça, a seguir, os aspectos que devem ser analisados antes de adquirir a bota mais adequada para as suas necessidades.

1. Examine o material

O material com que a bota é confeccionada é um dos principais elementos a serem analisados antes de optar pelo modelo ideal. Os calçados formados com couro e um tecido mais fino (semelhante ao tênis convencional) costumam ser recomendados para o uso em trekking e trilhas. O tecido é composto por pequenos poros que ajudam na entrada e saída de ar e permitem que a pele transpire normalmente, reduzindo o suor.

Por sua vez, as botas feitas com couro são indicadas para trajetos que contêm água, lama, barro, areias e outros tipos de adversidades. Trata-se de um material forte e resistente e que protege os pés contra terrenos duros e acidentados. Os modelos com membrana impermeável e respirável não acumulam a umidade e deixam a pele respirar com a devida eficiência.

2. Verifique o solado

O solado tem a ver diretamente com a qualidade da bota. Nesse contexto, é importante verificar a sua capacidade de aderência a superfícies molhadas e escorregadias e também a possibilidade de resistência, flexibilidade e impulso. Assim, quanto melhores essas características, maior será a qualidade da bota.

Além disso, o solado adequado evita quedas, escorregões e todos os outros tipos de acidentes. É, portanto, um aspecto essencial que traz segurança e proteção aos praticantes de esportes.

Nossas botas contam com tecnologia proprietária nesse quesito, a Omni-Grip, que garante tração nos mais variados tipos de superfície e ambientes diferentes. As solas foram completamente projetadas para garantir maior aderência na terra, rocha, neve ou até mesmo em locais onde há bastante água.

Em suma, é possível permanecer seguro e livre do risco de quedas com um dos nossos calçados destinados ao hiking e trilhas mais longas.

3. Veja as condições de impermeabilidade

Caminhar a pé em um solo seco é uma tarefa fácil. Entretanto, a situação se torna mais complicada durante a caminhada em riachos, lamaçais e demais tipos de ambientes úmidos e com alto índice pluviométrico, onde as chuvas são constantes.

Além disso, muitos aventureiros costumam explorar trilhas em montanhas e podem sofrer com chuvas e até mesmo neve. Imagine passar várias horas, ou dias, com as botas molhadas. Esse fato pode causar resfriados e deixar a saúde em risco.

Nesses casos, nem o uso de polainas como medida paliativa consegue surtir grandes efeitos e não resolve totalmente o problema. Assim, usar uma bota impermeável é fundamental para proteger os pés contra a umidade.

Atualmente, as botas impermeáveis oferecidas pela Columbia apresentam minúsculas membranas desenvolvidas com as tecnologias Omni-Tech™ e Outdry™, que evitam a passagem de gotas de água, enquanto o suor é facilmente eliminado por meio dos poros da membrana.

4. Analise a altura do cano

O cano oferece proteção ao tornozelo, auxilia na flexibilidade e na amplitude dos movimentos e garante o equilíbrio ao esportista. Além disso, o cano concentra o centro de gravidade no calçado. Esse fato é importante para trilheiros que carregam mochilas cargueiras pesadas e outros tipos de equipamentos.

Nesse cenário, o recomendado é escolher botas que tenham um cano mais alto de forma a proteger toda a região do tornozelo e evitar lesões e torções, principalmente durante a descida ou a subida em terrenos mais íngremes.

Por outro lado, as botas que apresentam um cano mais baixo e compacto, apesar de não contarem com a proteção ao tornozelo, têm a vantagem de oferecer maior amplitude de movimentos e mais liberdade na locomoção, além de serem menos pesadas.

O que considerar ao comprar uma bota?

Abaixo apresentamos algumas dicas extras que podem auxiliar na escolha da sua bota. Seguindo todas as considerações, é certo que sua nova bota será confortável e segura para qualquer que seja a atividade.

  • antes de comprar a bota, é importante experimentar nos pés e fazer uma pequena caminhada para saber se o tamanho é adequado (não deve estar apertado nem muito largo), se está confortável e se a sola é aderente;
  • calce as botas nos dois pés para ter uma noção melhor sobre o produto;
  • se for usar uma meia muito grossa, o ideal é optar por um número superior ao que você está acostumado a calçar;
  • caso esteja na dúvida entre os tamanhos, experimente todos os números para saber qual se encaixa melhor nos seus pés;
  • após calçar nos pés, faça movimentos para analisar a qualidade do cano e se protege os tornozelos;
  • aproveite também para mover os dedos e ver se restou espaço suficiente para esses pequenos movimentos. Só assim você saberá se o calçado não ficou muito apertado e incômodo;
  • o indicado é adquirir a bota com alguns dias de antecedência da prática da atividade. Até porque pode ser que seja necessário moldar o material à fisionomia dos seus pés para que se adapte inteiramente e não cause machucados, como as temidas bolhas.

Lembrando que também é importante testar modelos diferentes em vez de se comprometer por completo a uma única escolha. Por vezes, outros estilos podem se enquadrar perfeitamente nos requisitos, enquanto, em alguns casos, o modelo de escolha inicial pode não ser a opção mais indicada para nossos pés e demais particularidades pessoais.

Qual o tipo de ambiente principal das suas trilhas?

Por fim, não se esqueça de levar em consideração o ambiente e o clima das suas trilhas. Apesar de as botas de hiking serem destinadas para uma infinidade de terrenos, existem escolhas mais apropriadas para cada local.

Se você não costuma enfrentar mata fechada, locais com bastante desnível ou que não necessitem de grande proteção, existem modelos mais compactos que apresentam todas as tecnologias que mencionamos e que também podem ser uma ótima alternativa para sua aventura.

Locais demasiadamente quentes ou com trilha já demarcada também podem facilitar sua escolha. Nessas circunstâncias, botas mais leves e mais respiráveis podem ser uma opção melhor do que as tradicionais de cano longo, que garantem mais proteção mas são mais pesadas e dificultosas para caminhar em um ritmo mais rápido.

Quando optar por um tênis de trilha?

Vale ressaltar que, além das botas, existem os tênis de trilha, que são uma opção mais versátil e, muitas vezes, mais prática. Algumas circunstâncias como trilhas mais leves, de curta duração e demarcadas em local seco podem exigir somente esse tipo de calçado.

Obviamente, é preciso levar em consideração que na troca perde-se boa parte das proteções de uma bota tradicional. Além disso, para percursos de longa distância ou até mesmo prática de camping, devem ser priorizados os modelos mais robustos, porque a exposição e os riscos inerentes às atividades fazem com que seja necessário o uso desse tipo de calçado.

Qual a importância de conhecer e usar os dois tipos de calçados?

Se possível, é recomendável que o atleta utilize os dois modelos para realmente conhecer e definir quais são as escolhas mais apropriadas para seu cotidiano. Para os amantes de trail running, por exemplo, se torna completamente inviável e impraticável o uso de uma bota mais pesada e de cano mais longo. Por essa razão, é preciso entender cada particularidade e, em seguida, optar por aquilo que realmente é vantajoso do ponto de vista de performance e conforto.

Escaladas, rapel e outras atividades ao ar livre em terreno acidentado ou em rocha também pedem uso de uma bota apropriada, já que é preciso ter maior aderência e, principalmente, segurança contra torções e demais acidentes que podem acontecer em meio à natureza.

Desse modo, o que deve valer é o conforto e as funcionalidades positivas e úteis que trazem. Existem várias opções que apresentam um bom custo-benefício. Portanto, escolha uma bota confortável, durável e resistente que atenda todas as suas necessidades e seu propósito.

Grandes aventuras exigem equipamentos arrojados e capazes de resistir à ação do tempo. Não se esqueça que, em locais mais remotos, qualquer acidente ou lesão pode se tornar um grande problema. Por isso, conte com a Columbia na hora de adquirir e saber como escolher uma bota de qualidade.

Ainda tem dúvidas sobre qual calçado escolher para a prática de esportes? Quer a nossa recomendação sobre algum modelo? Entre em contato que podemos ajudar você!

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!