Entenda o que é Fleece e por que é importante para a prática esportiva no inverno

Manter o corpo aquecido em ambientes com baixas temperaturas é um cuidado essencial para evitar gripes, resfriados e outras complicações de saúde. É aí que entra a importância das camadas de roupa. Nesse sentido, é importante entender o que é fleece. Esse acessório de inverno garante proteção para todo o corpo e para as áreas que não estão tão protegidas pela roupa, como as mãos, orelhas e pescoço.

Pensando nisso, neste artigo vamos abordar as principais características desse tecido sintético e como ele pode ser usado para proteger o corpo e compor o seu look, proporcionando estilo e sofisticação. Confira!

O que é fleece?

O fleece foi, originariamente, desenvolvido, na década de 1980, pela empresa americana Polartec, expert no assunto confecção de tecidos com tecnologia. O tecido era composto totalmente de poliéster e foi considerado um verdadeiro marco no vestuário em ambientes frios.

Dessa forma, o fleece é um tecido feito de fibras de poliéster, utilizado no sistema de camada de roupas, normalmente, como peça intermediária, ficando entre a “segunda pele” e abaixo da jaqueta corta-vento. Então, somente essa peça não é suficiente para enfrentar o frio. Ele costuma ser voltado para praticantes de esportes ao ar livre, ou seja, atividades outdoor.

Qual é a função do fleece?

A principal função do fleece é manter a temperatura corporal estável, ou seja, é utilizado para servir de isolante térmico. Ele contém um isolante térmico que impede a perda de calor do corpo para o ambiente externo. Existem diversos modelos de roupas e até mesmo equipamentos que são desenvolvidos utilizando esse tecido em sua composição. O fleece usado como camada intermediária é responsável por aquecer o corpo.

Além disso, o tecido é bastante compressível. Isso quer dizer que ele se adapta, no que se refere ao volume, em um espaço bem compacto, cabendo facilmente na mochila e ocupando o menor espaço.

Quais são os modelos de fleece existentes?

Existem muitos modelos de fleece disponíveis no mercado. Geralmente, cada opção é voltada para um ambiente e temperatura mais específica a qual o esportista vai se submeter. Além disso, eles são bem leves, práticos, confortáveis e secam rapidamente. Além disso, são versáteis e podem ser usados em muitas ocasiões e durante a prática de variadas atividades.

Além disso, o fleece também pode conter outros tipos de tecnologias, como ser à prova de vento, evitar a retenção de umidade e secar rapidamente.

Da mesma forma, existem modelos que apresentam funcionalidades que aumentam o fluxo de ar e permitem maior transpiração. Esse recurso vai depender, principalmente, de como é o tecido (se as fibras sintéticas são mais seladas ou um pouco mais abertas).

O ideal é escolher um fleece bem resistente. É recomendado optar pela peça que proteja além do regular, ou seja, de modo que ela consiga sustentar uma temperatura menor do que a mínima do ambiente onde você vai praticar o esporte.

O que são as gramaturas do fleece?

Em regra, a gramatura diz respeito à “grossura” do tecido fleece. Desse modo, existem fleeces com gramaturas altas, desenvolvidos especialmente para invernos rigorosos. Enquanto há outros com gramatura menor e tecidos mais suaves, utilizados para enfrentar frios menos intensos.

Em frios rigorosos, o ideal é optar por gramaturas acima de 300. Caso se trate de temperaturas mais amenas e não tão críticas, uma gramatura abaixo de 150 é o suficiente. Além disso, tenha em mente que, a gramatura vai determinar o peso da peça. Assim, quanto maior a gramatura, mais pesada será a roupa. Isso pode limitar os movimentos e impactar o seu rendimento. Portanto, experimente a peça antes de partir em busca de novas aventuras.

Quais esportes exigem o uso de fleece?

A maioria dos esportes outdoor, em ambientes frios e ao ar livre, exige o uso do fleece. Além das baixas temperaturas, também há o fator vento, neve, geadas e chuva que podem tornar as condições do local ainda mais adversas. Nesse caso, o fleece pode ser utilizado em escaladas, montanhismo, caminhadas, trekking etc.

É muito comum que o esportista tenha que enfrentar temperaturas extremas com muitos graus abaixo de zero. Portanto, todo tipo de proteção extra é bem-vinda. Jamais coloque a sua vida em risco.

Como escolher o melhor fleece?

A regra básica é optar pelo fleece conforme a sua qualidade, e não somente pela aparência. Dessa forma, escolha o modelo levando em conta a atividade que vai praticar. Como essa peça é considerada uma camada intermediária, o ideal é escolhê-la como se fosse uma peça única. Do mesmo modo, não deixe de verificar o acabamento e os demais detalhes da sua composição.

Portanto, no momento de escolher sua roupa de fleece, verifique, aproximadamente, o tipo de temperatura que vai ter que confrontar. A partir daí, você pode escolher a gramatura ideal para o seu caso. Não se esqueça de verificar o peso da peça, uma vez que ela restringe alguns movimentos e pode ser determinante para você ter um bom ou mau desempenho durante a execução das atividades.

Entender o que é fleece e a sua importância é essencial para garantir mais conforto e segurança, além de assegurar que a sua saúde vai estar sempre protegida. Portanto, não tente improvisar! Adquira peças que sejam de uma marca de qualidade e compre em lojas especializadas!

Quer saber qual é a melhor peça para a sua atividade? Está em dúvida sobre qual é o modelo para o seu caso? Acompanhe nossas redes!