mochila para trekking

Saiba como escolher a mochila para trekking mais adequada

Saber como escolher a mochila para trekking é uma parte fundamental do esporte. Afinal, ao caminhar por longas distâncias na natureza, é mais do que necessário estar munido dos objetos essenciais para sua sobrevivência e conforto.

Para isso, é preciso saber qual o tipo de mochila apropriada para sua aventura. E a escolha não é das mais fáceis. É necessário conhecer a capacidade, compartimentos, material e algumas funcionalidades, como impermeabilidade.

Nenhum atleta ou praticante de trekking pode se sentir seguro ou minimamente confiante com uma mochila convencional, própria para estudos ou para qualquer outra atividade que não esteja relacionada com longas caminhadas na natureza — especialmente se seu objetivo for acampar e aproveitar a estadia em algumas das paisagens mais belas do mundo.

Neste post, falaremos quais são os tópicos mais importantes para atentar no momento da sua escolha e como você deve fazer a seleção de um modelo que serve para suas necessidades.

Pronto para saber mais a respeito? Continue a leitura até o final!

Verifique a capacidade da mochila

A capacidade da mochila é o primeiro ponto e um dos que mais devem ser estudados no momento da compra. Isso acontece porque cada passeio é diferente, e nem todos eles exigem a maior mochila cargueira que você encontrar (falaremos mais sobre os tipos adiante).

De maneira geral, existem modelos que comportam somente 25 litros, enquanto, do outro lado do espectro, temos mochilas mais robustas que conseguem levar até 90 litros de carga. Essa variedade enorme gera muitas dúvidas, por isso, aqui abaixo fica uma pequena “cola” que serve como regra geral.

Para quem vai fazer viagens curtas, o ideal é optar pelas mochilas mais leves, com até 30 litros — especialmente se o acampamento não fizer parte do seu planejamento e se a caminhada levar menos de um dia.

Para aqueles que vão se aventurar por 2 ou 3 dias na natureza, os modelos entre 40 e 50 litros são capazes (pelo menos na maioria dos casos) de suprir suas necessidades. De 4 a 5 dias, aumente a capacidade para 50 e 60 litros, e para quem ficará de 6 a 7 dias, o ideal são os modelos com 60 a 75 litros, pelo menos.

Para expedições com previsão maior de 7 dias, a solução é apostar nos maiores modelos, acima de 75 litros. Obviamente, essas são apenas algumas diretrizes mais básicas, e cabe a você fazer uma análise do seu equipamento e das suas particularidades no momento do seu trekking.

Algumas pessoas costumam levar mais materiais, enquanto outras são mais minimalistas e focam no essencialismo. De qualquer forma, essa é uma regra geral que pode ser bem aproveitada por aqueles que não sabem por onde começar.

Conheça o tipo da mochila

O tipo da mochila é outro tópico que merece sua atenção. A princípio, existem poucos modelos disponíveis, sendo 4 no total. São eles:

As mochilas de ataque são as menores e apresentam capacidade entre 10 e 30 litros. As semicargueiras são um intermediário, sendo possível carregar de 30 a 55 litros com elas. Já as cargueiras são maiores e podem levar de 60 a 80 litros. Por fim, temos as cargueiras grandes, que são as maiores existentes, preparadas para o transporte entre 88 e 100 litros de capacidade máxima.

Lembre-se de que as recomendações do tópico anterior permanecem para a escolha do seu modelo.

Descubra as funcionalidades do seu modelo

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a funcionalidade da sua mochila. Os modelos destinados para trekking são de tecido sintético de alta qualidade, capaz de resistir à maior parte dos ambientes.

Entretanto, é sempre importante ficar de olho nos materiais empregados, divisórias e demais particularidades do seu modelo. Aqui, as variações são enormes, e fica por sua conta escolher aquela que mais lhe agrada e soluciona suas necessidades mais importantes.

Apesar disso, existem duas características que você deve conhecer no momento da sua escolha, e elas dizem respeito à armação do seu equipamento.

Armação interna

A armação nada mais é do que a estrutura geral da sua mochila, é o que dá a forma e garante o espaço que você precisa para armazenar seus materiais para sua aventura. No caso das mochilas com armação interna, o benefício conquistado é a estabilização das cargas, que é essencial para seu equilíbrio e conforto durante a caminhada.

Armação externa

Nesse caso, a armação é completamente oposta ao modelo anterior; aqui, as estruturas que dão forma ao seu equipamento estão do lado de fora da mochila, o que faz com que esses modelos sejam ideais para quem carrega cargas demasiadamente pesadas e irregulares. Também é possível maior organização dos equipamentos, uma vez que a mochila tende a se “moldar” (dentro dos seus limites) ao que você coloca dentro.

Ambos os modelos são bons, mas, como já mencionamos algumas vezes, tudo depende do seu objetivo, experiência e necessidades.

Por fim, não se esqueça de que a funcionalidade do seu equipamento também pode ultrapassar essas barreiras e ainda caminhar para situações mais específicas, como a ventilação — a utilização de material respirável em áreas importantes do modelo.

Caminhar por longas horas costuma gerar bastante suor, portanto, a ventilação é um ponto que também deve ser levado em consideração. Outro ponto é a alça da mochila, que pode ser mais acolchoada ou não. Na dúvida, pesquise bastante e veja qual é o mais adequado para seu gosto e conforto.

A Columbia tem vários modelos modernos e funcionais para sua aventura. Nosso catálogo apresenta modelos menores com mochilas de ataque e vai até as opções mais robustas, como as mochilas cargueiras de 55 litros. Agora que você já sabe escolher sua mochila de trekking, sua busca ficou muito mais fácil.

Gostou do post? Que tal dar uma olhada nas nossas mochilas? Certamente temos o modelo de que você precisa para sua nova aventura!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!