esportes em cavernas

Esportes em cavernas: por que considerar explorar esses lugares?

A partir de um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foram contabilizadas mais de 18 mil cavernas no Brasil: uma notícia e tanto para os amantes dos esportes em cavernas.

O interessante é que quase metade desse número pode ser encontrada no estado de Minas Gerais. A região mineira conta com cerca de 7,6 mil cavernas para serem visitadas e exploradas — ou seja, se você deseja se aventurar em cavernas, esse é o destino ideal.

Quer saber mais sobre o chamado caving e como começar a praticar esportes em cavernas?Continue a leitura e confira a resposta para essas perguntas. Vamos lá!

O que é caving?

Existe uma ciência, chamada espeleologia, que estuda as cavidades do nosso planeta. Para tanto, é necessário que o cientista explore os locais, passando por ambientes úmidos, escorregadios, com pouca luz e, por vezes, tendo que superar rios e fendas — desde que com as roupas e calçados adequados.

A partir de então, o termo caving surgiu como a denominação de um esporte radical com o fim de explorar cavernas. Por ser um esporte de aventura, é preciso contar com bom preparo físico e noções de natação.

Ter conhecimento de rapel e ascensão com corda também faz muita diferença. Com diversos obstáculos pelo caminho, as cordas são muito utilizadas para que o trajeto possa ser continuado.

A prática do caving também requer um guia experiente. Cavernas são locais que exigem muita atenção por suas próprias características — por isso, não se aventure sozinho.

Quais outros esportes podem ser realizados em cavernas?

Os esportes em cavernas são sinônimo de adrenalina e muita aventura. O interessante é que, muitas vezes, é preciso praticar mais de um tipo de esporte durante a exploração da caverna, justamente pelos tipos de obstáculos existentes no caminho.

Continue a leitura e descubra quais esportes podem ser realizados em cavernas.

Mergulho

A prática de mergulho é feita em cavernas inundadas, seja por água doce ou água do oceano. Por isso, é um tipo de mergulho que difere um pouco da prática realizada nos mares ou rios.

A primeira atenção refere-se à necessidade de contar com lanternas durante a prática, considerando a pouca (ou nenhuma) iluminação em uma caverna inundada. Além disso, os mergulhadores devem utilizar um fio guia como forma de orientação durante a atividade.

Também vale ressaltar que, por ser um ambiente com teto, saídas de emergência podem não funcionar. Para evitar problemas, o mergulhador deve conhecer bem o caminho a ser feito e, claro, contar com equipamentos de oxigênio e outras misturas gasosas requeridas.

Quem leva em consideração todas as orientações garante que o mergulho em cavernas é uma experiência indescritível!

Rapel

O rapel foi originado da prática de escalada e nada mais é do que uma prática vertical, por meio de cordas, para descidas de muros, vãos livres e paredões. Durante a exploração de cavernas, o rapel é muito utilizado como forma de vencer os obstáculos naturais — considerando as mais diferentes formações rochosas encontradas nas cavidades subterrâneas.

Esse tipo de esporte é realizado com equipamentos de segurança, além da necessidade de acompanhamento por um guia. Para não atrapalhar sua aventura, conte com roupas leves, calçados confortáveis e luvas de qualidade.

Já a subida feita por meio de cordas requer mais preparo físico, mas também pode ser realizada.

Cascading

Como forma de tornar o rapel ainda mais interessante, é possível descer, também, uma cachoeira a partir do uso de cordas. Essa mistura é denominada cascading e garante, ao fim da aventura, um banho bastante refrescante.

Para que essa atividade seja realizada, cordas fixas são ancoradas no topo da cachoeira e o aventureiro, munido de capacete e luva, realiza a sua descida. Se a ideia é realizar o cascading, utilize roupas leves e de fácil secagem, para aproveitar o caminho de volta com o corpo não tão molhado.

Como começar a praticar os esportes em cavernas?

Depois de entender um pouco mais sobre esse universo, veja, agora, 3 importantes dicas para começar a praticar os esportes em cavernas. Confira!

Comece a se preparar fisicamente

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar. Estar preparado fisicamente é essencial para a atividade de exploração de cavernas, justamente pelas dificuldades que podem ser encontradas durante o trajeto.

Faça atividades físicas regularmente, em especial os exercícios aeróbicos: caminhar, correr, pular corda, pedalar e dançar são bons exemplos. A natação merece destaque nesse rol, considerando que pode ser necessária para atravessar áreas inundadas mais profundas.

Uma pessoa preparada fisicamente consegue aproveitar muito mais a exploração de cavernas.

Invista nos equipamentos necessários

Pouco adianta contar com bom preparo físico, mas errar nos equipamentos necessários. Se a ideia é realizar o cascading, não invista em roupas pesadas e que demoram mais para secar. Por outro lado, realizar rapel sem luva coloca em risco a saúde do viajante.

Planeje quais atividades você deseja realizar e busque os equipamentos mais adequados: um calçado confortável e uma boa mochila são itens essenciais nesse checklist.

Chame um grupo de amigos

Realizar atividades físicas com um grupo de amigos é sempre divertido. Ainda mais quando a aventura é algo inédito para todos, a tendência é que o momento seja ainda mais aproveitado.

Por isso, reúna seus amigos mais aventureiros e crie um grupo para explorar as diversas cavernas existentes no Brasil. Além do estado de Minas Gerais, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira — o conhecido PETAR — é considerado patrimônio da humanidade reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Com uma distância de 340 km da cidade de São Paulo, é possível organizar um fim de semana incrível no local.

Realizar esportes em cavernas significa muito mais do que apenas uma atividade física. Se você deseja explorar o caving, saiba que, a cada nova caverna conhecida, experiências diferentes serão adicionadas à sua história. Prepare-se fisicamente, separe os itens necessários, conte com uma máquina fotográfica à prova d’água e chame um grupo de amigos. Certamente, será uma viagem e tanto. Aproveite!

Gostou de saber mais sobre os esportes em cavernas? Veja, agora, 4 cidades históricas de Minas Gerais que você precisa conhecer. Confira!

Powered by Rock Convert

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!