Você sabe o que é trekking? Descubra como começar a praticar!

Existem diversos tipos de atividades ao ar livre e a procura por modalidades que permitem uma maior interação com a natureza cresceu muito nos últimos anos. Saber o que é o trekking e alguns cuidados na hora de praticar é muito importante para uma aventura segura e prazerosa.

Neste post você vai conhecer mais sobre a modalidade, como praticar e o que observar antes de se aventurar. Saiba que praticar trekking vai permitir conhecer novos lugares, pessoas interessantes e ter a energia renovada a cada vez que entrar em contato com a natureza.

Como praticar trekking?

O trekking é uma atividade física que inclui caminhadas regulares de média e longa distância, percorridas a pé por trilhas em meio à natureza. Pode ser praticado como lazer ou em competições, também chamadas de enduro a pé — nesse caso, há regras específicas.

Apesar de ser um esporte relativamente fácil e seguro, o praticante iniciante não deve sair para fazer trekking desacompanhado de alguém experiente. Em alguns trechos é muito fácil se perder em bifurcações ou trilhas mal sinalizadas.

Veja algumas dicas para você começar bem a prática de qualquer tipo de trekking e aproveitar cada minuto de uma das melhores aventuras praticadas na natureza!

Confira as regras gerais

O trekking por lazer pode ser praticado em qualquer local que disponha de uma trilha interessante, mas alguns locais têm acesso restrito e precisam de autorização ou pagamento de taxas que permitam a tramitação de pessoas estranhas.

Já no trekking competitivo existem muitas regras como inscrição com pagamento prévio, planejamento de navegação, tempo de percurso, locais a percorrer, número de participantes, equipamentos utilizados, entre outros.

Leve um isolante térmico

A natureza é uma caixinha de surpresas e não raro vemos mudanças climáticas bruscas a qualquer hora do dia. Mesmo que você saia para uma caminhada leve e de curta duração, não abra mão de um isolante térmico, principalmente se você pernoitará. Afinal, as noites a céu aberto costumam ser muito frias, mesmo em dias de verão intenso.

Providencie os principais equipamentos

O tipo de trekking vai determinar a lista de equipamentos, que varia conforme o tempo de duração da aventura, o nível acidentado do solo e as condições climáticas da região. Faça um check list e inclua: bastão, apito, barraca, isolante térmico, GPS, facas, mochila específica, cantil ou mochila com reservatório de hidratação, saco de dormir e isolante térmico.

Leve as roupas certas

Em qualquer estação use roupas adequadas durante a prática do trekking. Priorize o conforto e a mobilidade, além da resistência, pois, em locais com obstáculos de altura com possibilidade de pequenas escaladas, você vai precisar de roupas que permitam determinados movimentos.

As camisetas e calças em poliamida com tecnologia Omni Shade, permitem a dispersão com evaporação de suor e o fator de proteção solar FPS 50, respectivamente. A escolha da jaqueta deve observar a temperatura e a velocidade do vento para garantir segurança e manter o aventureiro aquecido.

Compre um calçado adequado e confortável

Esse é o item de maior relevância para os praticantes de trekking. Os pés são a base de sustentação do corpo e o esporte exige um calçado resistente e confortável para suportar tanto a distância do percurso, quanto os impactos ao longo do caminho.

As botas com entressola Techlite e solado Omni-Grip com tração e Non-marking são leves e proporcionam conforto e absorção do impacto. A cada pisada o retorno da energia é facilmente percebido pelo praticante.

O cano longo protege os tornozelos e permite que movimentos bruscos sejam mais seguros e com menor riscos de acidentes — para não comprometer a conclusão feliz de uma aventura.

Procure informações sobre a trilha

Com os equipamentos e vestimentas adequadas para o trekking, o próximo passo é definir a trilha e saber um pouco mais sobre os desafios que surgem ao longo do percurso. Coletar essas informações é extremamente importante para sua segurança, uma vez que muitos imprevistos podem acontecer pelo caminho.

Procure entender quais são os trajetos mais seguros, o tipo de solo predominante, se há mudanças de altitude e quais são os principais pontos que devem ser evitados. Olhar a previsão meteorológica também é outro ponto fundamental para seu conforto, veja se há previsões para chuva, sol intenso ou qualquer outro tipo de clima que possa atrapalhar ou dificultar seu passeio. Suas roupas e equipamentos devem sempre estar alinhadas com esses dados.

Por fim, não se esqueça que a ajuda de um guia é praticamente obrigatória, especialmente em locais que você nunca visitou. Evite ao máximo percorrer longas distâncias na natureza sozinho e sempre busque ajuda profissional para diminuir seus riscos e aproveitar ao máximo sua aventura.

Cuide da sua saúde e do seu condicionamento físico

Seu condicionamento físico é o que transformará seu trekking em um passeio agradável ou em um desafio extenuante, por essa razão, não deixe de se preparar fisicamente antes de desbravar a natureza. O ideal é que você esteja com uma boa capacidade física para conseguir subir e descer terrenos montanhosos sem muita dificuldade. Lembre-se que essa “equação” deve levar em conta o esforço extra dos equipamentos ou itens de sobrevivência que você pode estar carregando na sua mochila.

A regra de ouro para não falhar ou ter problemas durante o montanhismo é estar sempre preparado. Faça musculação, corrida e tenha uma alimentação saudável. Ao cuidar da sua saúde, tudo ficará mais fácil e sua experiência no esporte será absolutamente incrível.

Evite levar equipamentos desnecessários

No trekking nós aprendemos que o ideal é viajar de forma leve. Isso significa, na maioria das vezes, que devemos abrir mão de uma série de equipamentos e acessórios que não fazem sentido para aquela viagem que acabamos de planejar.

O planejamento é extremamente importante no trekking. Alguns itens precisamos sempre levar com um pouco de excesso (como comida e água, por exemplo), mas, na maior parte das vezes, o restante pode ser descartado ou resumido para uma alternativa mais prática.

Evite carregar qualquer coisa que não pareça útil de imediato. Se você precisa pensar se usará ou não, muito provavelmente a escolha certa é não colocar na mochila. Obviamente os “luxos” e itens de conforto dependem de cada pessoa, entretanto, com um pouco de experiência você perceberá o que é realmente viável e o que é descartável. Cada quilo extra na mochila conta bastante, especialmente em percursos mais longos, por isso, tente ser o mais pragmático possível.

Use equipamentos apropriados para trekking

Acima, mencionamos a importância da escolha ideal de calçados, vestimentas e equipamentos. Mesmo com as nossas recomendações iniciais, é muito importante frisar que nem todos os itens que correspondem as características que citamos, são totalmente apropriados para a prática do trekking e de esportes outdoor.

No caso de uma bota, por exemplo, não basta que ela tenha cano longo, somente. Ela precisa ser impermeável e realmente ser projetada para esportes de aventura. O mesmo vale para as roupas esportivas e demais itens que mencionamos até aqui.

Seus equipamentos de trekking devem ser apropriados para essa prática esportiva. Aqui na Columbia, você encontra alguma das melhores alternativas do mercado esportivo, com o máximo de qualidade e com garantia de que cada produto foi realmente pensado para aqueles que gostam de desbravar a natureza em qualquer clima ou circunstância. 

Quais são os tipos de trekking?

  • trekking de um dia: prática com percurso de caminhada curta (cerca de 10 km) como lazer;
  • trekking de longa distância: chamado também de travessia, é realizado como lazer em percursos longos que exigem pernoites em ambiente totalmente ao ar livre;
  • trekking de regularidade: competição em grupos que variam de três a seis componentes que desconhecem previamente o trajeto e regras específicas. As funções são divididas em navegador, calculista ou contador de passos;
  • trekking de velocidade: conhecido como corrida de aventura, embora seja competitivo, oferece maior liberdade ao participante, pois permite a escolha do melhor percurso para chegar aos postos de controle predeterminados em menor tempo.

Agora você já sabe como praticar trekking e está pronto para se aventurar nesse esporte com conforto e segurança. Lembre-se dos itens necessários e divirta-se!

Você curtiu este post sobre o trekking? Já está preparando a primeira aventura? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude a espalhar a prática do montanhismo para todo o Brasil!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!