utmb ultra trail mont blanc

UTMB: saiba como funciona a prova e onde é realizada!

Nada melhor do que aliar esportes com lindas paisagens de tirar o fôlego que rendem ótimas fotos. Quando falamos de atividades de corrida em contato com a natureza, não podemos esquecer do famoso evento conhecido como UTMB® — Ultra Trail du Mont Blanc.

Todos os anos, corredores de todos os lugares do mundo se reúnem em Chamonix, uma pequena cidade no coração dos Alpes Franceses, para participar dessa competição outdoor que mistura adrenalina, aventura e superação. Trata-se de um evento muito cobiçado por esportistas especializados em corridas de grandes altitudes. Este ano, a competição já tem data marcada. Ela acontecerá entre os dias 26 de agosto e 1o de setembro.

Quer saber como começar a se preparar para participar desse evento? Neste artigo, vamos apresentar as principais informações sobre o UTMB® e o que você precisa fazer para garantir a sua presença nessa competição. Confira!

O que é o evento UTMB?

A UTMB® é uma ultramaratona de corrida de montanha mais importante e famosa em todo o mundo. Tanto é assim que ela tem a mesma dimensão que a Copa do Mundo, por exemplo, conseguindo reunir cerca de 10.000 participantes em todas distâncias.

A competição envolve vários quilômetros de subidas e descidas entre morros, rochas e colinas situadas nos Alpes. O trajeto principal passa por 3 países: França, Itália e Suíça, totalizando 171 km de extensão.

Devido à grande distância, ao solo muito íngreme e às oscilações de altitude (o ponto mais alto da prova atinge 2.600 metros acima do mar), a prova é considerada de extrema dificuldade. Estima-se que mais da metade dos participantes consiga concluir a prova. Trata-se de um grande desafio para quem gosta de aventura e está em busca de superação.

Para conseguir participar dessa competição, é necessário ter qualificação para isso, ou seja, o esportista deve somar 15 pontos adquiridos nos últimos 3 anos, estes pontos são conseguidos em outros eventos de ultramaratonas que que baseado no nível de dificuldade se saberá a quantidade de pontos cada um destes eventos dará (entre 1 e 6) sendo que os pontos podem ser adquiridos em no máximo 3 provas — com os pontos o atleta pode se inscrever para o sorteio e se tiver sorte, poderá realizar o sonho de correr o UTMB.

Por que participar da prova?

O evento é único! Várias características fazem com que essa prova seja considerada singular: vista panorâmica dos Alpes franceses, grande quantidade de participantes e extrema dificuldade durante todo o percurso (frio, cansaço, sol etc).

A competição não é somente uma disputa, mas sim uma experiência única que permite que o participante resista a inúmeras adversidades do ambiente e supere seus limites físicos e psicológicos. O atleta precisa reunir todas as suas forças para percorrer o total da extensão até chegar ao final e conseguir ultrapassar a tão sonhada linha de chegada.

Além disso, o evento conta ainda com, aproximadamente, 2.000 voluntários de mais de 15 países, além de acompanhantes, familiares e o público que se reúne em Chamonix para assistir às festividades nos vilarejos da região de Mont-Blanc.

O evento de corrida de montanha é considerado um momento especial para os corredores de montanha em todo o mundo. A cidade de Chamonix recebe turistas ansiosos para participarem de uma das 6 provas oferecidas pela organização do evento. Trata-se, assim, da 3a região mais visitada e famosa mundialmente quando o assunto é turismo de natureza.

Como funciona a prova?

Além a prova principal — que consiste no maior percurso —, a competição também conta com outras provas de corrida menores — com 40 km, 56 km, 101 km, e 145 km. Há ainda uma disputa coletiva com um trajeto de 300 km, realizada em equipes formadas por 2 ou 3 corredores.

Os corredores considerados de elite costumam terminar toda a prova em cerca de 20 à 24horas. Entretanto, o tempo limite para finalizar a prova é de 47 horas.

Conheça um pouco mais sobre as corridas:

UTMB® (Ultra-Trail du Tour du Mont-Blanc)

Com uma distância de 171 km, a prova reúne cerca de 4.000 participantes. Neste ano, a largada acontecerá no dia 30 de agosto, às 18 horas. Além dessa prova, que é a principal, a competição também é formada por outras corridas de menor porte.

CCC (Courmayeur – Champex – Chamonix)

A prova contém a metade do percurso da UTMB tradicional, com uma extensão de 98 km + 5.600 metros. Foi inaugurada no ano de 2006 e reúne 2.000 participantes, em média. A largada será no dia 30 de agosto, às 9 horas, em Courmayeur.

TDS (Sur les Traces des Ducs de Savoie)

A rota tem uma extensão de 145 km e reúne cerca de 1,5 mil participantes. Foi acrescentada no ano de 2009. A sua largada acontece no dia 28 de agosto, em Courmayeur.

OCC

Com uma distância de 56 km, a prova reúne 1,2 mil participantes, em média. A largada acontece dia 29 de agosto, em Orsières

PTL (La Petite Trotte à Léon)

O trajeto tem uma extensão de 300 km e é disputado por equipes que revezam o percurso entre 2 ou 3 participantes. A prova atrai, aproximadamente, 300 participantes. A largada ocorre dia 26 de agosto, em Chamonix.

MCC (Martigny Combe)

O trajeto tem uma distância de 40 km e conta com cerca de mil participantes. A largada acontece dia 26 de agosto, em Chamonix. Não é necessário pontuação nessa prova.

Como participar da competição?

Garantir uma vaga nas diversas modalidades da UTMB não é tão simples assim. Isso porque não é possível apenas entrar no site oficial, completar o cadastro e realizar a inscrição. Por se tratar de uma ultramaratona trail de grande dificuldade e com altos desafios, apenas os atletas devidamente selecionados podem participar da competição.

Conheça os critérios para ser admitido como participante na UTMB:

  • performances excepcionais: o alto desempenho dos atletas em outras provas previamente estipuladas permite que eles se classifiquem praticamente de forma automática;
  • sorteio aberto aos atletas que obtiverem a pontuação mínima exigida;
  • caridade: o atleta que conseguir arrecadar a quantia de 2.000 euros destinada para as organizações e entidades apoiadas pela UTMB terá a sua participação consentida (e desde que preencha os itens previstos pelas regras da competição).

Se você está em busca de superar seus limites, encarar adversidades e viver novas experiências, então você deve participar da competição UTMB. Com certeza, você será outra pessoa depois de passar por momentos tão incríveis e desafiadores como esse!

Ficou interessado em saber mais sobre aventuras e esportes radicais?

Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações com matérias exclusivas!

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!