O esporte de aventuras é aquele que une atividades físicas com algum grau mais elevado de risco. Por isso, em um primeiro momento, é preciso dizer que todas as atividades que se enquadram nessa categoria seguem protocolos de segurança, com utilização de equipamentos e aplicação de medidas que reduzem drasticamente a incidência de problemas na prática do esporte.
Por muitos, os esportes de aventura são considerados esportes radicais. Essa associação imediata acontece por conta da sensação de adrenalina que os atletas sentem ao remar em águas turbulentas, saltar de paraquedas ou escalar uma grande rocha.
Em cada uma dessas modalidades existe o esforço físico e o desenvolvimento de habilidades que são fundamentais para o êxito e até mesmo a diversão. Abaixo, nós falaremos tudo o que você precisa saber sobre esses esportes, sem deixar de informar todas as questões importantes sobre segurança. Gostou da ideia? Continue a leitura até o final!
O que é esporte de aventura?
Como mencionamos, o esporte de aventura é todo aquele que associa os princípios mais básicos dos esportes (como pontuação, uso de habilidades e valências físicas) com atividades que envolvem algum risco.
A aventura parte principalmente de circunstâncias como a velocidade, altura ou qualquer outra característica que implique em algum tipo de superação com relação ao meio ambiente.
Normalmente, as pessoas que adentram nessas modalidades estão em busca de adrenalina e de grandes momentos. Existem diversos esportes de aventura, com diferentes riscos. Contudo, ao observarmos com mais atenção, vemos que, no fundo, todas essas alternativas — quando bem planejadas e praticadas — são seguras e benéficas para o atleta ou indivíduo interessado.
Quais são as diferenças entre esporte de aventura e esporte radical?
O debate entre esporte de aventura e radical acontece há alguns anos. Na verdade, ambas as atividades são idênticas; a única diferença fica por conta da nomenclatura. No passado, os esportes com risco eram chamados de radicais, mas, atualmente a linguagem se modificou.
Parte da razão para essa modificação é a própria regionalização da língua. Assim, esporte de aventura passou a ser a expressão mais usada. Outro evento que pode ter influenciado nessa questão é a própria percepção dos praticantes dessas atividades físicas, uma vez que, na maior parte das vezes, a busca é por uma aventura e não necessariamente por pontuação ou qualquer outra particularidade esportiva mais técnica.
Outro ponto em que havia uma espécie de cisão sobre essas duas modalidades é a respeito do ambiente. Algumas pessoas costumavam dizer que atividades radicais podiam ser praticadas indoor, enquanto os esportes de aventura só poderiam ser realizados ao ar livre ou em destinos aventureiros.
No fundo, tanto os esportes radicais quanto os de aventura significam a mesma coisa: uma atividade física para o atleta em busca de adrenalina e de superação, seja qual for o local da prática.
Como surgiu o esporte de aventura?
O esporte de aventura tem diferentes origens, que dependem principalmente do tipo de prática. O hiking (ou trilha), por exemplo, surgiu do simples prazer de caminhar e sobreviver na mata ou na natureza. Já a escalada veio da busca pela superação das alturas e pelo desbravamento dos grandes rochedos que estão espalhados no mundo. No caso do rafting, a modalidade veio da necessidade de percorrer águas turbulentas próximas a cachoeiras e rios.
O que podemos observar em qualquer exemplo é que a atividade se tornou prazerosa. Assim, há uma busca cada vez mais constante para a superação do meio ambiente e dos limites físicos e emocionais dos atletas que têm vocação para seu esporte.
De maneira geral, não há um início único e universal dessas atividades. No entanto, elas convergem na diversão e triunfo sobre as adversidades que são apresentadas em qualquer que seja a circunstância.
Quais são as modalidades mais comuns desse esporte?
Existem dezenas de esportes de aventuras. A lista é praticamente interminável, e, por isso, falaremos sobre alguns dos mais famosos e praticados no Brasil. Conheça abaixo nossa lista.
Hiking
O hiking é uma atividade que, em um primeiro momento, não aparenta ser muito radical. Contudo, as primeiras impressões enganam. O hiking é basicamente o percurso de uma trilha de maior duração na natureza. A parte da aventura fica justamente na superação do meio ambiente e de todas as intempéries que podem aparecer.
Sendo o mais próximo que existe do sobrevivencialismo, o hiking ajuda a gerar uma conexão única com aquilo que está ao nosso redor. A proximidade com nossos próprios instintos também é uma experiência que vale a pena ser mencionada.
Se tratando dos equipamentos, é fundamental que o praticante esteja munido de mochila, botas apropriadas, roupas esportivas e diversos acessórios que auxiliem sua jornada na mata fechada ou nos terrenos mais montanhosos. Esse esporte de aventura pode ser considerado o mais “cru” e “realista” de todos.
Escalada
A escalada é outra atividade bastante procurada pelos amantes de aventura. Por vezes, ela está relacionada com as trilhas, já que para chegar às rochas é preciso percorrer um caminho razoável na natureza.
Escalar rochas não é uma das tarefas mais fáceis. É preciso estar sempre com um guia, realizar cursos e contar a todo momento com os equipamentos de segurança, que incluem corda, capacete, sapatilhas e uma série de outros itens.
Existe um antigo ditado do “meio” que diz: cada um tem a vista que merece. E aqueles que conseguem chegar nos picos mais altos certamente conseguem apreciar algumas das melhores visões que o planeta pode proporcionar. A escalada é um esporte difícil e extremamente desafiador, mas as recompensas são inestimáveis para quem consegue superar seus medos e as adversidades.
Rafting
O rafting se tornou um exemplo muito comum do esporte de aventura (ou do esporte radical). Descer as correntezas em um bote com cerca de uma dezena de tripulantes é revigorante e, ao longo do trajeto, são inúmeras as emoções que surgem em cada atleta.
Quando praticado corretamente, com todos os equipamentos de segurança, o rafting é seguro. Inclusive, é uma das poucas atividades que podem provocar uma proximidade tão grande dentro de uma equipe, que é obrigada a trabalhar em conjunto para obter o êxito.
Sem esse trabalho em equipe, a viagem se torna sofrida e fica quase impossível vencer as águas bravas. Portanto, para quem busca melhorar a amizade ou até mesmo a relação com colegas de trabalho, marcar uma viagem e embarcar nessa aventura pode ser uma boa.
Salto de paraquedas
O salto de paraquedas é muito popular. A atividade é tão intensa que não são poucas as pessoas que sonham (ou são desafiadas) em algum momento a saltar de um avião em movimento a centenas de metros do solo.
Apesar da altura, a prática do paraquedismo é segura. Os equipamentos atuais são duráveis e confiáveis. Além disso, existe uma regulamentação rígida e uma formação rigorosa dos profissionais envolvidos para que a atividade se torne possível.
O Brasil apresenta vários polos de paraquedismo; alguns dos mais importantes se encontram no estado de São Paulo. E quem pensa que esse não é um esporte se engana: existem competições com equipes que treinam formações, sincronicidades e uma série de outras particularidades que somam uma pontuação.
O componente físico também está presente na prática. Inclusive, quem saltou sabe da superação dos limites e da lembrança inesquecível que é ficar em queda livre antes da abertura do paraquedas.
Trail Running
O trail running — ou corrida em trilha — é um esporte que alia duas paixões mundiais: a corrida e a natureza. A proposta da atividade é mudar por completo as modalidades mais tradicionais, fazendo com que o asfalto, a pista de atletismo ou a esteira seja trocada pelo terreno irregular encontrado na natureza.
A aventura fica por conta justamente da dificuldade do percurso. Existem provas de maior distância que chegam a ter parte do seu trajeto em terreno montanhoso, fazendo com que o corredor tenha que superar inúmeros obstáculos para conseguir superar seus limites físicos e emocionais.
A corrida em trilha apresenta alguns riscos, mas, todos eles dependem do tipo e local da prova. Para iniciantes, a maior parte dos percursos são realizados em trilhas conhecidas, o que faz com que o esporte tenha uma adaptação bem menos complicada do que se imagina, basta ter atenção no terreno irregular e não superar os limites para conseguir ter uma boa experiência inicial.
Para ter bom rendimento e conforto, é preciso utilizar camisetas esportivas, shorts confortáveis e apropriados para corrida, tênis adequado e mochilas de hidratação que auxiliem na jornada, que pode ser curta (com 5 ou 10 quilômetros) ou de longa duração (20 quilômetros ou mais).
Outros
Acima descrevemos apenas algumas das atividades mais conhecidas. Além delas, podemos citar a canoagem, surf, skate, asa delta, mountain bike, wingsuit e uma infinidade de atividades que variam conforme o ambiente.
Quais são os benefícios de praticar esportes de aventura?
Os esportes de aventura proporcionam todos os benefícios que encontramos em qualquer outra modalidade esportiva: eles são ótimos para preservar a saúde, fortalecendo músculos importantes e melhorando a capacidade cardiovascular.
Entretanto, existe um ingrediente que somente essas atividades podem proporcionar, que é a melhora significativa de algumas valências psicológicas. Como o indivíduo se coloca em risco controlado, ele se torna cada vez mais confiante e seguro ao ultrapassar adversidades.
Essas qualidades são expandidas para o cotidiano e, durante as atividades diárias mais habituais, é claro que aqueles que se sobrepõem a esses riscos de maneira regular conseguem ter mais autocontrole e tranquilidade para tomar decisões mais sérias e importantes.
Apesar de todo esporte garantir essa vantagem — até certo ponto —, é somente com os esportes de aventura que algumas dessas mudanças se solidificam de maneira rápida e persistente. Por isso, todos aqueles que buscam assertividade, autoconfiança e autocontrole devem pelo menos experimentar uma atividade dessa natureza para colher esses benefícios.
Como se preparar para praticar esportes de aventura?
A preparação para a prática dos esportes de aventura depende em grande parte do tipo de atividade. Como a variedade é grande, teremos uma abordagem mais geral para este tópico.
A melhor maneira de se preparar é escolhendo uma atividade com a qual você tenha afinidade. Algumas pessoas se sentem melhor em ambientes aquáticos, enquanto outras amam a altura ou a velocidade.
Basta que você identifique essa particularidade e em seguida escolha um esporte que corresponda às suas expectativas. O segredo é desenvolver confiança nas suas habilidades e escolher bons profissionais para guiar sua experiência.
Em todos os exemplos que mencionamos, é preciso passar por uma espécie de briefing ou treinamento. As atividades, de maneira geral, só podem ser aprendidas no momento da prática. Portanto, todas as questões de segurança são fundamentais para garantir seu conforto e bem-estar.
Quais são os acessórios necessários?
Além do lado psicológico, a preparação contempla os acessórios que você utilizará. Normalmente, os equipamentos de segurança são fornecidos no momento em que você se inscreve para uma aula ou experiência, mas você também pode adquiri-los por conta própria.
Use roupas esportivas e térmicas
O investimento em roupas esportivas com proteção UV são um bom início. Para aqueles que enfrentarão o frio, pode ser muito importante optar por roupas térmicas para evitar quedas na temperatura corporal.
As jaquetas corta-vento garantem a proteção das intempéries ao passo que não fornecem um calor excessivo. Esse tipo de vestimenta é excelente para atividades em um ambiente com adversidades mais leves (como chuva e vento).
Para situações em que você precisa de um agasalho mais forte, é possível optar por um sistema de camadas, que permite adaptar a vestimenta conforme a evolução das condições climáticas.
Utilize calçados apropriados para sua modalidade
É imprescindível o uso de uma boa calça e de um calçado que esteja de acordo com o tipo do esporte que será praticado.
As botas de hiking, por exemplo, são indispensáveis para essa atividade. Também existem calçados mais leves para corrida ou percurso na trilha. Em suma, cada esporte tem sua particularidade com relação ao tipo de pisada ou até mesmo à utilização dos pés.
Seguindo todas essas orientações, temos certeza de que sua atividade será inesquecível, desde que você mantenha os cuidados com a segurança em mente. Com bons profissionais, é certo que seu ingresso nos esportes de aventura pode proporcionar momentos únicos e lembranças memoráveis para quem deseja embarcar no mundo da natureza e da adrenalina.
Gostou do post de hoje sobre o tema? Comente abaixo sua opinião e nos diga mais sobre suas experiências ou até mesmo seus anseios para cada uma dessas modalidades!